Lar Casa Bela

Acolhimento Institucional - Atividades

Confira todas as atividades do Lar Casa Bela:

Durante os 10 anos de história, o Lar Casa Bela criou e executou atividades que foram fundamentais para o desenvolvimento mais de 100 crianças e adolescentes. Conheça os projetos exclusivos da nossa instituição:

Atividade "E agora?

O projeto “E agora?” é um trabalho realizado com os adolescentes, através de oficinas e cursos com profissionais de diferentes áreas de interesse. Voltado para promoção de autonomia, oferece cursos online, informática, oficinas de autoconhecimento, orientação vocacional, descoberta de talentos, mercado de trabalho, emprego após o desacolhimento no caso dos adolescentes prestes a completar a maioridade ou empreendedorismo.

Atividade “La Bela Cria

A atividade trabalha com os adolescentes a promoção da educação financeira e autonomia em parceria com o incentivo à criatividade e talento de cada acolhido. Oportunidade de realizar produções pessoais conforme suas aptidões, recebendo incentivo financeiro em troca, reinvestindo em outras produções, trabalhando assim questões relacionadas ao protagonismo, empreendedorismo e educação financeira. Os valores de cada peça são construídos juntamente com os acolhidos.

Atividade "Lojinha La Bela

Incentiva o conhecimento de educação financeira, conscientização, autonomia, responsabilidade e matemática básica. Através da atividade, crianças e adolescentes aprendem através de meios lúdicos e educacionais. Os acolhidos são orientados a administrar seu dinheiro (moeda própria da instituição), a “comprar” o que for necessário para seu uso pessoal, evitando desperdícios e valorizando as doações arrecadadas.

Atividade "Fala Empreendedor!

Desenvolve a solidariedade, responsabilidade social e deveres dos acolhidos enquanto membros da sociedade. Incentiva as crianças e adolescentes a exercitar o altruísmo através de rodas de conversas, organizações dos closets, incentivando o ato de doar. A instituição doa para outras instituições o que arrecada e não será consumido.

Atividade "Lar Bela Doa

Demonstra aos adolescentes a realidade do dia a dia de empreendedores da nossa cidade, ampliando as visões sobre possibilidades de atuação profissional e promovendo conhecimento e reflexões.

Atividade "Entre Belas Gerações

Leituras mediadas e visitas à instituição de longa permanência de idosos, produção e troca de cartas com idosos residentes da instituição, chá da tarde cheio de guloseimas e música. A troca entre as gerações trabalha a empatia e o afeto, gerando benefícios para os dois polos.

Atividade "BrincAção

Atividade semanal facilitada pela equipe para fomentar o brincar livre, priorizando o uso dos espaços externos e de saídas externas. Como instrumentos de mediação poderão ser propostas atividades físicas e de exploração sensorial, jogos cooperativos, rodas de leitura e atividades culturais.

Atividade "Desbravando

Atividade externa: passeios e exploração da cidade, bem como conhecimento sobre direitos e deveres, saúde, justiça e transporte público. Desbravando o território, descobrindo diversos pontos da cidade de Sorocaba/SP, aprendendo sobre todos os direitos e deveres, meios de justiça, saúde, aprendendo a explorar a cidade de diversas maneiras. Incentiva a cidadania das crianças e adolescentes.

Atividade "Circulando

A atividade favorece a escuta empática, promove ferramentas para que os acolhidos entendam suas emoções, refletindo sobre o espaço na instituição e comportamento frente aos amigos e funcionários. Realizado como uma forma de resolução de conflitos, favorece o diálogo e a construção de vínculos, buscando alternativas e soluções, bem como diminuindo o stress e a ansiedade gerada por tais embates criados pelo período que permanecem dentro da instituição.

Atividade "Elos

Grupos temáticos com dinâmicas, atividades e orientação familiar. Elaboradas atividades internas e externas com as crianças e/ou adolescentes e sua família de origem, sempre com um intuito diferente.

Atividade "Oficina Criativa

Oficinas de arte, pintura e criação de brinquedos recicláveis. A atividade proporcionará oficinas de criação (trabalhando assim a consciência ecológica). O intuito é que todos os acolhidos tenham sua leitura do mundo, das coisas, das pessoas, das suas ações. Diferentes oficinas para entender os acolhidos em sua totalidade, com suas potencialidades e dificuldades, além de trabalhar a coordenação motora fina.

Atividade "Corpo em Movimento

Oficinas de dança, expressão corporal e recreação. Diversas oficinas utilizando temáticas, assuntos da sociedade atual, utilizando o corpo e o movimento como instrumentos. Aulas de danças populares, danças atuais, atividades ligadas à história da música, arte e dança, fazendo conexão com cinema, história e mundo. Ademais, conta com meditação, yoga, atividades voltadas para corpo e mente, A recreação será com brincadeiras, passeios, jogos, atividades físicas, visando a saúde física e mental dos nossos acolhidos.

Atividade "Palavra Cantada

Incentivo à cultura e o protagonismo de maneira individual e em grupo. Revelação de talentos, atividades elaboradas transformando, em muitos casos, a angústia em melodia e arte. Apresentações para voluntários, famílias de origem e extensa, padrinhos e madrinhas afetivas, funcionários e para outras instituições.

Atividade "BrincaBebê

Estimulação psicomotora e atividades sensoriais com bebês. Atividade para: posicionamento do bebê em posturas favoráveis ao seu desenvolvimento, apresentação de atividades estimulantes sensório-motoras e brincadeiras adaptadas às condições motoras da criança. Avaliação do desenvolvimento físico, motor, cognitivo, psicológico e social para identificação precoce de atrasos e realização de intervenções. Preenchimento do prontuário do bebê e orientações para as cuidadoras para continuidade das ações na rotina de cuidados.

Atividade "Pequenos Leitores

São atividades que proporcionam o despertar da imaginação, o incentivo à leitura, a linguagem oral e o raciocínio lógico. Realizadas em grupos de acordo com a faixa etária.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security