Lar Casa Bela

Você já ouviu falar no Dia de Doar? Apesar do nome da ação, o Dia de Doar vai além de uma data específica, ele é um movimento que visa a promoção da cultura de doação no mundo todo. A primeira edição ocorreu em 2012 nos Estados Unidos, mas foi logo abraçado pelo Brasil. Já em 2013 tivemos nosso primeiro Dia de Doar em território nacional e desde então essa mobilização vem sendo fortalecida com a participação de diversas instituições.

Como já é de se imaginar, o Dia de Doar promove a doação por meio do incentivo à generosidade e à solidariedade. Nos Estados Unidos, o nome do evento é #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”, porque a data acontece na primeira terça-feira logo após a Black Friday e o Dia de Ação de Graças.

Em 2021, o Dia de Doar será no dia 30 de novembro e instituições e doadores poderão participar do movimento compartilhando a hashtag #diadedoar nas mídias sociais. A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) é responsável pela organização e liderança do movimento por aqui.

O Dia de Doar e a cultura de doação

Como abordamos no início deste artigo, o Dia de Doar vai além de uma data, ele é uma mobilização de diversas frentes da sociedade civil para promover a cultura de doação. O Brasil está em 54º lugar no ranking do World Giving Index 2021, que faz um mapeamento de doações pelo mundo. Apesar de a posição ser relativamente baixa, o país vem subindo nessa colocação, o que demonstra que a cultura de doação vem crescendo por aqui e que mais pessoas estão investindo nas causas que acreditam.

Segundo a pesquisa, 63% dos entrevistados afirmaram que ajudaram uma pessoa desconhecida, 26% fizeram uma doação em dinheiro e 15% atuaram de forma voluntária. Realizado desde 2009, esse estudo já entrevistou mais de 1,6 milhão de pessoas, perguntando a elas: você ajudou um estranho, doou dinheiro a uma organização social ou fez algum tipo de trabalho voluntário no mês passado? Para a última edição foram levados em consideração os dados de 114 países, o que representa mais de 90% da população adulta global. Os entrevistados tinham acima de 15 anos.

A cultura de doação de um país pode ser observada de acordo com a evolução da consciência coletiva que os cidadãos têm da sociedade em que estão inseridos. Por isso, quando há uma cultura de doação mais sólida, isso significa que as pessoas se sentem parte da transformação ativa da sociedade.

Cidadãos ativos são cidadãos engajados, que podem promover a melhora da sociedade. São essas pessoas que, efetivamente, conseguem mudar a realidade da cidade, estado e país onde vivem, destacando-se pela generosidade e senso de comunidade.

DOA Sorocaba

Em Sorocaba (SP), o Instituto Alexandre e Heloisa Beldi (IAHB), cuja missão é despertar os cidadãos para o seu potencial transformador, iniciou uma campanha independente, de modo a destacar o município como modelo, onde as pessoas verdadeiramente se comprometem com causas sociais. A inspiração para o DOA Sorocaba veio da cidade de Baltimore (EUA) – Bmore Gives More.

O objetivo é cada empresa e instituição participantes da campanha utilizarem nas arrecadações de doação a hashtag #TodoDiaéDiaDeDoar, enfatizando que não há somente um dia para a solidariedade. A ação acontece na mesma data que o Dia de Doar, neste ano de 2021 será dia 30 de novembro.

O Lar Casa Bela integra o movimento DOA Sorocaba, e já recebemos doações de parcerias como a academia Spin Soul, que realizou uma aula de spinning e reverteu todo dinheiro arrecadado para nós. Outra empresa que espalhou a solidariedade foi a Bob Store, que também reverteu parte das compras desse dia para o Lar.

Apesar de o dia ser importante, ele representa somente uma forma de celebração! A generosidade e a solidariedade devem estar presentes o ano todo para que possamos oferecer as melhores condições para nossas crianças e jovens. Desde o ano passado a solidez da cultura de doação está ainda mais valiosa para nós, pois a pandemia dificultou muito a captação de doações e a atuação de voluntários no Lar Casa Bela.

Seja você também uma pessoa que exerce a cultura de doação, mobilize a sua rede de amigos pela campanha #TodoDiaéDiaDeDoar e multiplique o impacto para o Lar. Precisamos de você para darmos uma vida melhor agora para as nossas crianças e jovens.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security