Lar Casa Bela

O que vem na sua cabeça ao se deparar com a reflexão: “por que ser um voluntário”? Vamos arriscar algumas possibilidades… Você gostaria de fazer o bem para alguém ou uma causa. Quer provocar transformações necessárias e importantes para nossa sociedade. Gostaria de investir seu tempo e conhecimento para se dedicar a uma Organização da Sociedade Civil.

Cada uma dessas respostas representa, de alguma forma, a importância da atuação voluntária ao Lar Casa Bela. Em nosso dia a dia de acolhimento às crianças, em Sorocaba/SP, precisamos de apoio! As oportunidades vão desde a presença de pessoas que estimulem a aprendizagem e interações sociais com nossos acolhidos até suporte na manutenção para dificuldades corriqueiras, como uma porta rangendo, torneira pingando ou resistência do chuveiro queimada. Você pode ou conhece alguém que poderia nos ajudar? Então esse artigo é para você!

E se em um cenário distante da COVID-19 esta necessidade de colaboração voluntária já é imprescindível para o funcionamento do Lar Casa Bela, agora na pandemia ela se torna ainda mais fundamental. Por essa razão, preparamos este texto como um convite para ações voluntárias organizadas e responsáveis junto a nós. Afinal, nossas crianças precisam do contato, apoio e exemplo de cada pessoa que contribui com a gente. Confira e inspire-se!

Voluntariado no Lar Casa Bela

No início deste texto afirmamos que uma das motivações para a atuação voluntária é a possibilidade de contato com causas sociais. E, aqui no Lar Casa Bela, nossos voluntários têm a possibilidade de trabalhar com várias delas: saúde, educação, direito à infância e formação cidadã, por exemplo.

Como nossa missão é voltada ao acolhimento de crianças, entre 0 e 18 anos, que estavam em situação de vulnerabilidade social, também nos tornamos responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento e bem-estar de cada uma delas.

Saiba mais sobre as modalidades de acolhimento do Lar Casa Bela

Aí é que o papel dos nossos voluntários torna-se essencial: são essas pessoas que, ao nosso lado, se tornarão responsáveis por colaborar com a inclusão dos acolhidos à sociedade, assim como contribuição ao seu processo de aprendizagem.

E para que essas trocas aconteçam de uma forma saudável e benéfica às crianças, incentivamos a participação de voluntários comprometidos com ações frequentes. Nossos acolhidos vêm de situações em que vivenciaram rupturas em suas relações familiares e sociais, por isso é fundamental essa frequência de interações, para que sua confiança e sensação de pertencimento não sejam ainda mais abaladas.

O que os voluntários fazem?

Todos os acolhidos do Lar Casa Bela realizam acompanhamento psicológico, recebem oportunidades de aprender novos idiomas e desenvolver habilidades criativas e físicas. Os voluntários são pessoas que nos auxiliam desde a locomoção das crianças até os locais para cursos e atendimentos até a participação ativa como professores para essa construção de conhecimento. Para quem ainda não sabe, damos preferência para que nossos acolhidos realizem algumas atividades (como a de acompanhamento psicológico) fora do lar, inclusive para contribuir com a socialização das crianças e jovens que estão conosco.

Trabalhamos, em média, com 40 voluntários fixos em áreas como: psicologia, idiomas, música, transporte de crianças, contribuição às ações do Lar Casa Bela (como triagem de doações, organização do nosso bazar, campanhas de arrecadação de produtos, etc) e suporte nas doações pela Nota Fiscal Paulista. Mas, como em todo lar, sempre precisamos também de auxílio para cuidados domésticos e manutenção dos espaços em que nossas crianças permanecem.

Conheça formas de colaborar com o Lar Casa Bela

O que é preciso para ser um voluntário do Lar Casa Bela?

O primeiro passo é estar em sintonia com a ideia de que podemos arregaçar as mangas e trabalhar coletivamente para transformar a sociedade em um lugar em que toda criança tenha brilho nos olhos. Para que todas elas se sintam pertencentes a uma família onde possam ser amadas, cuidadas e protegidas.

No Lar Casa Bela trabalhamos pautados em afeto, empatia, envolvimento, entusiasmo, respeito, comprometimento, compaixão, verdade e gratidão. E buscamos em nossos voluntários pessoas que compartilhem destes valores e vistam a camisa da causa de forma frequente, responsável e organizada.

Como realizamos esse entendimento e acordo? Por meio de uma reunião inicial, nós apresentamos o projeto e a instituição ao voluntário interessado, nesse momento você pode conhecer o nosso trabalho de maneira mais detalhada e esclarecer todas as suas dúvidas e avaliar a possibilidade de se candidatar para algum trabalho voluntário. Em seguida, refletirmos juntos se há realmente aptidão e interesse em firmarmos essa parceria em benefício das crianças. Um ponto importante para os voluntários presenciais: nós estamos em Sorocaba/SP.

Áreas para voluntariado no Lar Casa Bela

Trabalhamos com o desenvolvimento e bem-estar de crianças e adolescentes, por essa razão, nossas maiores necessidades de voluntariado são com pessoas que possam contribuir de forma técnica e afetiva nesse processo. Temos grande demanda para profissionais que atuem como:

  • Assistentes sociais
  • Educadores
  • Responsáveis pelo desenvolvimento de habilidades físicas e criativas
  • Psicólogos
  • Fonoaudiólogos
  • Médicos

E como esses cuidados com as crianças só acontecem porque temos essa casa de acolhimento disponível para ampará-las, também precisamos de suporte para a administração e manutenção das necessidades do nosso espaço físico. As demandas são muito recorrentes para pessoas que possam contribuir com:

Como os voluntários atuam dentro de suas áreas?

Ao estabelecermos o compromisso de atuação voluntária, vamos articular juntos uma estratégia que permita a sua dedicação aos cuidados e desenvolvimento das nossas crianças, de uma forma sistematizada para criar uma boa rotina para você e para elas, de acordo com as suas possibilidades de contribuição.

Nas orientações iniciais os voluntários recebem instruções de como atuar, assim como compartilham suas ideias do que podem trazer para contribuir às crianças. Trabalhamos sempre com trocas, para garantir a melhor experiência de interação e voluntariado a todas as pessoas, planejando as melhores agendas de cuidados e desenvolvimento aos acolhidos.

Por que ser um voluntário do Lar Casa Bela? Para fazer o BEM. Vem com a gente!

A atuação voluntária é uma ação que faz muito bem tanto para quem a realiza quanto para quem a recebe. No Lar Casa Bela nós transformamos histórias por meio de cuidados individualizados a cada criança. Mas sozinhos não podemos fazer tudo. Por isso, esse texto é mais do que um compilado de conhecimento e passo a passo de como ser voluntário em nossa instituição: é um convite para que você abrace a nossa causa e contribua com os cuidados e desenvolvimento dos meninos e meninas que pos aqui passam.

Eles merecem esse gesto de amor e você pode doar seu tempo a elas. Quem tiver interesse, pode entrar em contato através do Whats 15 988332260

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security